POR QUE PESSOAS CREEM NO FIM DO MUNDO

 

As pessoas creem no fim do mundo, porque os cristãos criaram a idéia de um futuro mundo sobrenatural, crença que não existia entre os judeus.

 

Apocalipse | 24/10/2012 18:26
Por que as pessoas creem no fim do mundo?
 

Pesquisadores de todo o mundo, como o sociólogo Edgar Morin, explicam que lidar com a mortalidade é um dos aspectos mais essenciais da existência humana.

Fim do mundo: esse é um dos temas que mais chama a atenção da humanidade, ainda mais quando há uma data que prenuncia um final próximo

São Paulo - Os mitos sobre o fim do mundo são muitos, como o que fala sobre 21 de dezembro de 2012. Para os descrentes, o grande mistério é entender por qual motivo as pessoas acreditam até mesmo em teorias desmentidas por cientistas.

Pesquisadores de todo o mundo, como o sociólogo Edgar Morin, explicam que lidar com a mortalidade é um dos aspectos mais essenciais da existência humana.

Por isso, esse é um dos temas que naturalmente mais chama a atenção da humanidade, ainda mais quando há uma data que prenuncia um final próximo.

O físico Marcelo Gleiser explica em seu livro "O fim da Terra e do Céu: o apocalipse na ciência e na religião" que para aliviar o medo da morte e da dor de perder uma pessoa amada, as religiões transformam o fim da vida humana em um evento que vai além da capacidade de um corpo continuar a funcionar.

Esse pensamento quanto ao fim do mundo é acompanhado de muitas crenças religiosas e mitos. A palavra apocalipse, que vem do grego apokálypsis e dá nome ao último livro do Novo Testamento, significa “revelação”.

Os escritos bíblicos trazem uma descrição do que ocorreria antes, durante e após o retorno de Jesus Cristo, sucedido por uma série de catástrofes, guerras, fome e pestes.

Ideias apocalípticas também podem ser encontradas em tradições mais antigas, como a babilônica e a egípcia. Todas são fundidas no Livro de Daniel, considerado o primeiro texto apocalíptico. Ele profetiza o fim do mundo baseado em visões carregadas de simbolismo sociopolítico.

http://exame.abril.com.br/ciencia/noticias/por-que-as-pessoas-creem-no-fim-do-mundo

 

Que discordar em parte das explicações acima.  O livro de Daniel não prevê o fim do mundo.  O que as profecias de Daniel prediziam era o domínio eterno do mundo pelos judeus.  A idéia de o mundo ser destruído com fogo foi criada pelos cristãos.  São Pedro foi o primeiro a dizer que o mundo seria destruído pelo fogo assim como teria sido destruído por água no passado.  Mas o livro que contém a lenda do dilúvio universal diz que esse deus nunca mais destruiria o mundo.

 

Ver O COMEÇO DO FIM DO MUNDO