TERREMOTO EM ROMA EM 12 DE MAIO DE 2011

 

Previsão antiga de terremoto para quarta (12) divide italianos

G1, 10/05/2011


Um sismólogo amador que morreu há mais de 30 anos deixou essa data marcada em seus escritos. Segundo ele, nesse dia acontece um alinhamento de planetas que poderia fazer a Terra tremer.

A Itália, que já enfrentou terremotos devastadores na história, vai passar as próximas horas em um certo clima de expectativa. De Roma, a correspondente Ilze Scamparini explica por quê.

Os cientistas chamaram os jornalistas para falar do suposto terremoto em Roma. Tudo começou com o sismólogo amador, que morreu há mais de 30 anos. Nos seus escritos, Raffaelle Bendandi, deixou marcada esta data.

A tese dele é a de que os corpos celestes interferem nos movimentos da crosta terrestre, como a Lua influencia as mares e, quando os planetas se alinham, afirmava, a Terra pode tremer.

O escritor Marco Palomba lançou um livro sobre o marceneiro que estudava as estrelas e lembra que uma das suas previsões se confirmou: a do terremoto de Friuli, em 76. “Poucos acreditaram. Ele telefonou para 250 famílias e salvou algumas vidas”, conta.

Os especialistas desmentem a tese. “A força dos planetas sobre a crosta existe, mas é pequena”, afirmou o sismólogo Alessandro Amato. “O risco de um terremoto é 1, de 1 a 10”, ele afirmou.

A Itália registra 30 pequenos terremotos por dia, mas a capital está fora das principais áreas de risco. No passado, um tremor derrubou parte do Coliseu. Há dois anos, depois da tragédia em L’Aquila, um abalo com o epicentro embaixo do Vaticano atingiu apenas dois graus na Escala Richter.

O que preocupa os cientistas não é o 11 de maio, mas a falta de investimentos na prevenção de danos. Ao todo, 90% das casas italianas não são resistentes a tremores.

Muitos não acreditam na previsão, mas, quem pôde, saiu da cidade. Estima-se que, na quarta-feira, 20% dos romanos faltem ao trabalho ou à escola. “Quem pode saber?”, conclui uma mulher.

(http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/previsao-antiga-de-terremoto-para-quarta-12-divide-italianos.html)

 

É possível alguém prever um terremoto? Alguns romanos acreditam nisso

Existe como alguém prever um terremoto? Milhões de italianos se preocuparam com a previsão do falecido sismologista Raffaele Bendandi, que previu que Roma seria devastada por um terremoto no dia... 11 de maio de 2011. Sabemos o quão difícil é prever tal evento, mas nada menos que 18% dos trabalhadores da cidade eterna faziam planos de passar bem longe de lá nesta quarta-feira.

Bendandi, falecido em 1979, previu de forma acertada um terremoto na costa italiana em 1923, que teve mais de mil vítimas fatais. Diz-se que a teoria do cientista atribuía a atividade sísmica ao movimento dos planetas, e o alinhamento destes hoje provocaria a destruição de Roma; da mesma forma, isso provocaria mais duas catástrofes em maio do ano que vem.

As autoridades romanas disseram ter recebido muitas ligações de moradores preocupados, mas a cidade está preparada para desastres naturais, segundo informou o chefe da Defesa Civil de Roma, Tommaso Profeta (é, “profeta”. Coincidência?). Ademais, alguns seguidores de Raffaele Bendandi creem que a posição dos planetas que vai destruir Roma na verdade acontecerá no dia 6 de abril de 2521, o que significaria mais de cinco séculos de alívio...
(http://www.geologo.com.br/MAINLINK.ASP?VAIPARA=E%20poss%EDvel%20alguem%20prever%20um%20terremoto%20alguns%20romanos%20acreditam%20nisso)
Publicado em: 11/5/2011 14:42:00

 

O conhecimento astronômico atual nos permite saber que alinhamento de planetas não passa de uma coincidência em suas posições por estarem em constante movimento, que nada tem de influência sobre a Terra.

 

É risível que ainda exista tanta gente acreditando que alinhamento planetário pode causar alguma catástrofe no nosso planeta.

 

Vejam por que ALINHAMENTO DE PLANETAS NÃO TEM NENHUMA IMPORTÂNCIA ASTRONÔMICA